
Doenças e tratamentos
Os problemas ortopédicos são aqueles que estão relacionados ao aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações, e tudo que está relacionado ao sistema esquelético e estruturas associadas. Eles podem surgir em qualquer período da vida e alguns deles são mais frequentes justamente pelo uso intenso de certas regiões do corpo.
Você vai conhecer quais as doenças mais comuns na ortopedia e como é feito o seu tratamento e prevenção. Além disso, vai entender quando procurar o médico ortopedista e quais os sintomas das doenças. Conhecer o que são e como se manifestam essas patologias é essencial para buscar o tratamento certo o quanto antes. Vamos la!

Halux Valgo (joanete)
Uma vez que o dedão do pé se desvia de seu eixo reto e aponta cada vez mais na direção do dedo mínimo, falamos de um desvio em “valgo”. Isso inevitavelmente cria uma saliência óssea na parte interna do pé, que também é conhecida como “joanete”.

Artroses
A artrose é a degeneração da cartilagem presente nas articulações dos quadris, joelhos, mãos ou coluna. Por se tratar de uma doença de caráter degenerativo, é mais recorrente entre pessoas com mais de 50 anos de idade. Os sintomas mais relatados são dor nas articulações, rigidez ao se movimentar, inchaço e queimação no local afetado

Tendinite
Trata-se de uma inflamação nos tendões que ligam os músculos aos ossos. A incidência é variável nas áreas do corpo, com predominância em joelhos, ombros, cotovelos, tornozelos, quadril e punhos, por exemplo. Os sintomas variam de acordo com a região, contudo os mais comuns são dor, vermelhidão e limitação na movimentação.

Dor Lombar
Lombalgia é o nome técnico dado para a tão comum dor lombar, que acomete um percentual elevado de pessoas nos tempos atuais. Trata-se de um incômodo de intensidade variável, com o seu epicentro na parte inferior da coluna vertebral. Essa é uma região muito sobrecarregada, em especial por quem trabalha muitas horas sentado.

Osteoporose
A osteoporose pode ser entendida como uma fragilidade adquirida nos ossos que ocorre a partir de uma perda acelerada de massa óssea — a qual normalmente acontece a partir do passar dos anos com o envelhecimento do organismo. O quadro gera uma diminuição na absorção de minerais e de cálcio, que são componentes essenciais para o esqueleto.

Fasceite Plantar (esporão)
Aquela dor no calcanhar que você sente pode ser muito mais do que um mero desconforto, visto que esta é uma das principais manifestações da fascite plantar. A patologia consiste em uma inflamação na fáscia plantar, que é definida como um tecido fibroso e espesso que inicia no osso do calcanhar e termina nos dedos dos pés

Pé Plano (chato)
O pé chato, que tecnicamente é chamado de pé plano valgo, é um problema ortopédico bastante comum, predominantemente em crianças. Todo mundo tem quando nasce, mas o arqueamento da região vai ocorrendo conforme o crescimento.

Ruptura de Ligamento
Os ligamentos têm a função de unir dois ou mais ossos, estabilizando e protegendo as articulações do corpo. A ruptura pode acontecer em várias regiões do corpo, sendo mais comum nos joelhos, pés, ombros, mãos e tornozelos.

Entorse de Tornozelo
A entorse ocorre quando há um estiramento ou ruptura dos ligamentos de uma articulação. No caso da entorse de tornozelo, normalmente há uma lesão nos ligamentos laterais (do lado externo do tornozelo) e ocorre com grande frequência em atletas durante a prática esportiva.